Trabalhe conosco
Trabalhe conosco
Imagem Interna Banner WEBP_70 Anos Coop

70 anos da Coop: Relembre a trajetória completa da maior Cooperativa de Consumo da América Latina

☝️ ASSISTA AO VÍDEO E TENTE NÃO SE EMOCIONAR! 🥹

Em outubro de 2024, a Coop — Cooperativa de Consumo comemora 70 anos de atividade! 🥳🎈🎂 Você já conhece a nossa história?

Celebrar o aniversário de 70 anos é um marco histórico, que poucas empresas brasileiras conseguem alcançar — ainda mais para uma cooperativa, já que muitas não resistem aos contratempos da economia.

Por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Coop, desde seus primeiros passos até o sucesso!

Linha do Tempo da Coop Cooperativa de Consumo
Linha do Tempo da Coop — Cooperativa de Consumo | Fonte: Sobre Nós da Coop

A história da Coop é marcada por responsabilidade social, cooperativismo e vínculo emocional com nossos cooperados e consumidores desde 1954, quando ainda pouco se falava sobre esses temas tão atuais e necessários.

Viaje no tempo com a gente e prepare-se para desfrutar verdadeiros momentos de nostalgia! Descubra como tudo começou, os fatos marcantes em nossa história a cada década e as novidades para 2024!

Década de 1950

A Coop nasce de uma iniciativa de colegas da empresa Rhodia, para tornar-se uma opção de abastecimento na região, quando 292 visionários — colaboradores da Rhodia naquela época — se unem para suprir a dificuldade em realizar suas compras na região do ABC.

Tudo começa em 20 de outubro de 1954, com a inauguração da primeira loja da Cooperativa de Consumo dos Empregados das Companhias Rhodia, Rhodiaceta e Valisère (hoje Coop) na Avenida Queirós dos Santos, em Santo André.

Coop 70 anos
Antiga unidade Cooperhodia, até então de uso exclusivo aos funcionários do Grupo Rhodia

Logo os primeiros passos, o profissionalismo na gestão do negócio já sinalizava que a Coop teria vida longa. Não à toa, o número de cooperados saltou de 292 para 3.751 apenas alguns anos após a inauguração.

Ainda nos primeiros seis anos de operação, a Coop inaugurou a 2ª unidade, no bairro Parque das Nações (Santo André) e garantiu maior conveniência aos cooperados, agregando o serviço de açougue ao mix de produtos.

Fato curioso: já em 1957, deixamos de utilizar o modelo de atendimento no balcão pelo Sistema Pegue e Pague — mais uma vez inovando e sendo pioneira no mercado do Grande ABC!

Foto antiga da Coop já no inovador Sistema Pegue e Pague em 1957
Foto antiga do interior de uma das lojas Cooperhodia, já com o inovador sistema Pegue e Pague

Foram essas modernizações e a proposta de prestar um serviço à comunidade, pensando em sustentabilidade e responsabilidade social, que deram maior visibilidade e credibilidade à Coop.

Conheça o Programa de benefícios às entidades da Coop.

Tamanha desenvoltura gerou certa revolta dos comerciantes locais por conta da política de preços mais baixos praticada pela Cooperativa. Em contrapartida, a população gritava o desejo de associar-se à Coop, algo até então exclusivo aos funcionários do Grupo Rhodia.

Com isso, a Coop fechava a década de 1950 com 4.144 cooperados, número superior aos 1.887 registrados no início da operação.

Década de 1960

Iniciamos 1960 com movimentos de expansão, modernização, inovação e aquisição de imóveis, o que aumentava a presença e importância da Coop em Santo André.

Com investimentos e o movimento intenso que as lojas já tinham, foi preciso transferir a operação da unidade Parque das Nações, já que a estrutura da loja da década anterior não dava mais conta da demanda!

70 Anos Coop Década de 1960
Balcão refrigerado de uma das unidades Coop nos anos 1960

Os mais de 4 mil cooperados e uma excelente situação financeira permitiram à Coop ousar e investir na compra do primeiro prédio próprio, inaugurando sua 3ª loja em Santo André.

Dá só uma olhada em outras novidades da Coop nesse período:

  • 🏙️ As cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Diadema, que surgiram no Grande ABC após a fundação da Coop, são incluídas na área de atuação da empresa para instalação de novas lojas;
  • 🥩 O frigorífico arrendado na avenida Capuava foi um sucesso! A produção mensal era de 10 mil quilos e pouco antes de virar a década, o setor foi mecanizado. Além disso, novos balcões frigoríficos e máquinas de empacotamento de frangos e demais carnes são comprados;
  • ⚰️ Em 1963 a ideia de um Auxílio Funeral surgiu por meio de um sócio fundador, já que os valores cobrados pelas funerárias eram absurdos. Apesar de a ideia não ter sido aceita, a Coop optou, então, por atender os cooperados com uma ajuda de custo.
Revista Cooperhodia década de 1980
Ainda na década de 1980, surge a primeira revista Cooperhodia, nossa atual Revista Coop

Finalizando a década, em 1968 já atingíamos a marca de 10 MIL COOPERADOS.

Década de 1970

Na década de 1970, quando a seleção brasileira levantava a taça de Tricampeã Mundial de Futebol, nossa marca já jogava um bolão e se movimentava em campo para marcar um dos gols mais importantes de sua história!

O chute certeiro foi dado em 1976, quando Coop opta pela livre adesão, abrindo suas portas ao público em geral e não apenas aos empregados do Grupo Rhodia. A comunidade vibrou, até porque cobrava tal decisão e respondeu super-rápido.

Retrospectiva Coop 70 Anos Foto Antiga Cooperhodia
Fachada de uma das unidades Cooperhodia nos anos 1970

Já completando 22 anos de mercado, a carteira de cooperados, que somava 17 mil nomes, disparou para 38 mil cooperados naquele ano e fechou a década com quase 73 mil associados de várias cidades do Grande ABC.

Nesse período, outras grandes decisões contribuíram para a expansão e desenvolvimento da cooperativa: em 1972, inauguramos a primeira loja em São Bernardo, terceira da rede, e posteriormente engatamos a quarta inauguração no ano de 1973, desta vez em São Caetano.

Retrospectiva Coop 70 Anos Foto Antiga Cooperhodia 1976
Em 1976, a Coop opta pela livre adesão, abrindo suas portas ao público em geral e não apenas aos empregados do Grupo Rhodia

Avançamos as fronteiras de Santo André e apostamos na 5ª loja, na Avenida Industrial, para reforçar nossa presença no território andreense.

E foi nesse mesmo ano que a Prefeitura de Mauá reivindicava a presença da Coop na cidade — reflexo do sucesso no Grande ABC, desejo o qual atenderíamos alguns anos depois.

Década de 1980

Uma das decisões mais importantes para chegarmos até aqui foi tomada em 1983, ao inaugurar a unidade em São José dos Campos.

Retrospectiva 70 Anos Coop Foto Antiga Unidade São José dos Campos
Unidade de São José dos Campos da até então Cooperhodia em 1981

Santana, que é hoje sede do Meu Atacarejo Coop, deu nome à nossa primeira loja além das fronteiras da região do ABC. O investimento deu tão certo que abrimos outras duas lojas em São José dos Campos nos anos seguintes.

A década de 1980 foi marcada pela inflação elevada e pelo congelamento de preços, imposto pelo Plano Cruzado — pacote econômico lançado pelo governo da época, e que hoje é considerado um dos grandes desastres da economia brasileira.

Retrospectiva Coop 70 Anos Foto Antiga do Interior de uma das Unidades Coop nos anos 1980
Interior de uma das unidades Coop nos anos 1980, época marcada pela alta da inflação e congelamento de preços impostos pelo Plano Cruzado

Mas a Coop resistiu e ainda conseguimos abrir novas fronteiras investindo também em projetos estruturantes:

  • 📦 Em 1981 inauguramos o Depósito Central em área adquirida de 21 mil m², em Santo André, com objetivo de centralizar os estoques das cinco lojas, possibilitando ainda a aquisição de lotes grandes de mercadorias para minimizar os efeitos imediatos da inflação.
  • 🍾 Outro destaque da década foi a inauguração da 6ª loja da rede, desta vez, em São José dos Campos, um investimento cobrado pela comunidade local e pela própria Rhodia, que estendeu os benefícios da cooperativa aos 1,5 mil funcionários de suas fábricas em São José dos Campos e Jacareí.

O sucesso foi tamanho, que, anos mais tarde, abrimos outras duas lojas na cidade:

  • ⌨️ Já em 1985 superamos os 150 mil cooperados, e a cooperativa entrou na era da informatização, investindo 600 milhões de cruzeiros na compra dos primeiros equipamentos para instalar o Centro de Processamento de Dados;
  • 🏙️ Apesar da crise provocada pelo Plano Cruzado em 1986 ter impedido a abertura da 7ª unidade Coop em Ribeirão Pires, esse projeto foi retomado em 1988, com uma unidade construída em terreno próprio na divisa com Mauá — dessa inauguração, 370 novos empregos foram gerados.
Capa da antiga revista Cooperhodia, nossa atual Revista Coop

Assim, fechamos a década de 1980 com 7 lojas, 233 mil cooperados e 2.332 colaboradores, o que nos levou a conquistar, em 1989, os títulos mais cobiçados no setor supermercadista brasileiro: o de Melhor Empresa do Ano e o prêmio de Melhor das Melhores, ambos conferidos pela Revista Exame.

E repetimos a dose no ano seguinte (1990), como primeira colocada no ranking da Melhor das Melhores.

Década de 1990

Mesmo com a marca já consolidada no mercado, contando com 7 lojas e carteira de 360 mil cooperados, durante os primeiros 36 anos de história, a Coop não parou por aí!

Para continuar a crescer, avançando fronteiras e trazendo mais modernização para o negócio, a década de 1990 teve foco em diferentes e ousados movimentos para seguir avançando e prosperando.

Retrospectiva Coop 70 Anos Unidade Coop moderna

Se hoje temos as Drogarias Coop, foi por mérito de uma decisão tomada em 1991, quando a diretoria incorporou a Cooperativa de Consumo Popular da Região do ABC, absorvendo as duas lojas (Perimetral e Capuava), 445 funcionários e 46 mil cooperados.

No pacote, vieram duas drogarias que causaram, a princípio, um certo dilema: manter ou encerrar o serviço? 👉 Mas hoje, você já sabe a resposta! Deu tão certo que se consolidou mais tarde como o Negócio Drogaria.

Antonio José Monte assumindo a presidência da Coop
Antônio José Monte (em destaque) assume a presidência da Coop em 1997, após 22 anos de única gestão

Outro marco importante foi a troca da presidência, em 1997, após 22 anos de uma única gestão. Antônio José Monte (hoje presidente do Conselho de Administração) foi escolhido pela Rhodia para assumir o comando da Cooperativa.

Monte chegou implementando novas estratégias, mudanças e modernização, até mesmo na revitalização do logo e razão social da Coop.

Exclusivos Coop Produtos de Marca Própria Coop

Também em 1997, nasce a marca própria da Coop, trazendo um leque de novas opções para os lares de seus clientes e cooperados.

Atualmente, já são cerca de 800 produtos em estoque, distribuídos entre a marca Coop e Delícias da Coop — nossos itens exclusivos de padaria artesanal, produzidos em nossa Central de Panificação.

✍️ A então Cooperativa de Consumo dos Empregados do Grupo Rhodia passou a se chamar Coop Cooperativa de Consumo.

Em 1997, a Coop torne-se a patrocinadora oficial do Esporte Clube Santo André para a temporada de futebol
Em 1997, a Coop torne-se a patrocinadora oficial do Esporte Clube Santo André para a temporada de futebol

Investimentos na capacitação dos nossos colaboradores, na informatização das operações e no fortalecimento de ações sociais, que também marcaram nossa história na década de 1990.

Retrospectiva Coop 70 Anos Foto Antiga Milene Domingues
Milene Domingues (no centro), ex-jogadora de futebol e ex-mulher do Ronaldo Fenômeno, com a camisa do Esporte Clube Santo André patrocinada pela Coop

Outros destaques interessantes da época, foram a inauguração da loja Vila Luzita, em 1992, que contou com a presença do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.

E a loja Carijós, que surgiu em 1997, já com a nova logomarca da Coop. Por fim, nos tornamos a patrocinadora oficial do Esporte Clube Santo André para a temporada de futebol.

Década de 2000

Nos anos 2000, nossa marca apresentou o melhor desempenho em expansão de sua história, reafirmando seu posicionamento de maior cooperativa de consumo da América Latina.

A conquista de 1 milhão de cooperados, em 2003, é comemorada com festa, contando com o convidado Roberto Rodrigues, então ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Inauguramos 14 novas lojas, reforçando nossa presença não apenas na região do Grande ABC e São José dos Campos, como também desbravando novos territórios no interior paulista ao levar os benefícios de cooperados às cidades de Tatuí, Sorocaba e Piracicaba.

Entramos no novo milênio com 11 unidades em 5 cidades e 805 mil cooperados, e fechamos a década com 25 lojas em 10 municípios e 1,6 milhão de associados — 85% deles ativos.

Interior de uma unidade Coop nos anos 2000 repleta de cooperados

A cada nova unidade aberta, chegavam junto o serviço de drogaria e o nosso compromisso social de cooperar com as comunidades.

Também nos preocupamos em facilitar e melhorar a jornada de compra dos cooperados e clientes. Lançamos o cartão de crédito Coop e implantamos a Central de Relacionamento Coop.

Década de 2010

A década de 2010 é uma temporada de grandes movimentos que fortaleceram nossa relevância no mercado.

Em 2013, demos a largada às drogarias externas, um negócio tão bem-sucedido que rendeu 21 novas unidades ao longo da década.

Coop Drogaria
Inauguração de uma das unidades da Drogaria Coop já nos anos 2020. Atualmente, já contamos com 58 drogarias externas, além das unidades internas em nossa rede de supermercados

Também inauguramos 6 novas lojas de supermercado, uma delas digna de cartão-postal, instalada em um prédio histórico de Tatuí.

Unidade Coop Tatuí
Unidade Coop Tatuí, instalada em um prédio histórico digno de cartão-postal

Apostamos como nunca em inovações para garantir a melhor a jornada de compra a nossos cooperados e consumidores.

Fomos pioneiros no Grande ABC na implantação de self-checkouts em nossas lojas, lançamos o serviço de cafeteria e ainda transferimos a Central de Panificação para uma estrutura bem maior por conta da demanda dos produtos Delícias da Coop.

Junto a tudo isso, adotamos uma nova estrutura de governança corporativa. Além do Conselho de Administração, que tem o controle da gestão, a Cooperativa passou a contar com uma diretoria executiva para comandar o cotidiano dos negócios.

Década de 2020

A década de 2020 chegou impondo um desafio global sem precedentes: a pandemia da Covid-19.

Um vírus que trancou todo mundo dentro de casa e colocou à prova nossa resiliência e capacidade de se reinventar para atender os cooperados e colaboradores com eficiência e segurança.

Coop Online: A Nova Era Digital em Supermercado e Drogaria

Apesar dos pesares, ao olhar pra trás, vemos com muito orgulho que nossa marca reagiu e emergiu da pandemia bem mais forte, moderna e preparada para outras sete décadas.

Inclusive, com a criação de nossos dois canais de compra online. Os e-commerces:

Coop Supermercado Online

Com a Coop Supermercado Online, você garante todos os produtos da sua lista de supermercado e enche a despensa sem sair de casa!

Aproveite nossa opção de Delivery de Supermercado para receber suas compras em casa ou selecione a unidade mais próxima para garantir Retirada Grátis!

Coop Drogaria Online

A Coop Drogaria Online é a melhor opção para garantir medicamentos online, além de outros produtos de drogaria sem sair de casa!

Em 2023, a Coop teve o privilégio de anunciar como embaixador da marca o cantor e compositor Péricles, que é cooperado Coop desde 1998 e compartilha dos mesmos valores da nossa cooperativa.

Péricles foi até uma Drogaria Coop mostrar tudo o que se encontra lá, desde Medicamentos até produtos de Higiene e Beleza, dispostos para atender a todos os nossos cooperados e consumidores.

Com inovação, adaptabilidade e profundo compromisso com nossos cooperados e comunidades, conseguimos superar os obstáculos e continuamos a prosperar.

Inauguração da Coop Aqui: Uma Nova Forma de Fazer Compras

Em 2023, lançamos a COOP AQUI, disponibilizando produtos dentro do seu condomínio, em horário de funcionamento cômodo e amplo.

Pedro Mattos, CEO & Diretor Geral da Coop, enaltecendo a marca COOP AQUI

A COOP AQUI representa uma inovação no modelo de compras da Coop. Essa iniciativa visa facilitar a vida dos cooperados e clientes, oferecendo uma experiência de compra mais prática e conveniente.

Inauguração da Coop Empório: Uma Experiência Gourmet Completa

Aceleramos nossa transformação digital, trazendo uma plataforma robusta de e-commerce, investimos na revitalização visual da nossa marca e apostamos em novos modelos de negócios, como a Coop Empório.

Fachada da Coop Empório (Santo André), sua mais nova experiência de compras no ABC

A Coop Empório representa um novo conceito de supermercado da Coop, focado em oferecer uma experiência de compra mais sofisticada e completa para seus clientes e cooperados.

Pensado para quem busca produtos premium, nacionais e importados, a Coop Empório reúne uma variedade de itens de alta qualidade em um ambiente elegante e convidativo.

A Coop Empório é mais do que um supermercado, é um destino para quem busca uma experiência gastronômica completa.

Em 2024, inauguramos a primeira unidade em uma das mais nobres regiões do Grande ABC: na Av. Portugal, 777 - Jardim Bela Vista, Santo André. Venha nos visitar e desfrutar de uma nova experiência de compras e benefícios!

Novidades para 2024

No mês em que completa 70 anos (em 2024), a Coop recebe mais 100 novos produtos, sendo 44 produtos exclusivos de marca própria.

Para isso, foram mais de 100 fornecedores envolvidos no processo que consagra a Coop como a maior Cooperativa de Consumo da América Latina.

Agora, em outubro, é hora de apagar as velinhas e nos preparar para outros 70 anos que vêm pela frente.

Sem negligenciar a materialização do nosso propósito Cooperar Faz Bem nas comunidades onde estamos presentes, com a proposta de consumo mais consciente e mostrar que a cooperação pode transformar vidas, comunidades e o mundo todo.

Deixe nos comentários suas melhores lembranças sobre a Coop — Cooperativa de Consumo! 😉

Veja também

Compre online