Coop abre espaços a pequenas e médias empresas
COOP ABRE ESPAÇOS A PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM SUAS LOJAS
Ter a chance de expor seus produtos nas grandes redes varejistas é tudo o que todo empreendedor mais quer, embora o caminho a trilhar até a gondola não seja dos mais fáceis. Agora é, pelo menos na Coop.Um projeto-piloto, que vem cumprir a promessa da marca Cooperar Transforma, já está materializado na loja Industrial, em Santo André, num espaço chamado Produtos Locais. Lá se encontram os produtos alimentícios e bebidas de pequenos e médios negócios do Grande ABCDMR. São doces, geleias e conservas artesanais, chocolates e cafés especiais, além de cervejas e insumos de frutas para drinks.
A proposta da iniciativa, coordenada pela área comercial com o apoio da plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem, vai além de dar visibilidade às marcas para se tornarem mais competitivas no mercado. Segundo Murilo Venancio da Silva, analista de Responsabilidade Social, valorizar as empresas regionais gera impacto social e ambiental positivo às comunidades.
“Fortalece a economia local e favorece o meio ambiente ao reduzir a emissão de gases poluentes devido à menor distância percorrida do produtor à gondola”, assinala.
“Ganha também o consumidor, que passa a ter acesso a produtos mais frescos e naturais, além de produzidos com práticas sustentáveis”, complementa Fernanda Urel, da área de Inteligência e Gerenciamento de Categoria da Coop.
A INICIATIVA DEVE SE ESTENDER PARA OUTRAS UNIDADES COOP
A perspectiva, segundo Fernanda, é estender a iniciativa para outras lojas, inclusive nas instaladas no interior de São Paulo, levando um mix aderente às regiões de São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Sorocaba.Ela explica que a tarefa de captação de empreendedores é realizada em parceria com a Local.e, uma plataforma que conecta marcas locais e varejistas. “Nesse projeto-piloto estamos trabalhando, num primeiro momento, com seis marcas, com intenção de aumentar o mix”, acrescenta.
Entre elas está a Invernada dos Cafés, fundada há dois anos em Santo André e que ocupa o espaço Produtos Locais com 5 tipos de cafés especiais.
“Nossos grãos são praticamente colhidos a mão”, detalha a empreendedora Cristiane Luchette Gonçalves, pra lá de satisfeita com a parceria com a Coop, já que marca a entrada de seu produto numa rede supermercadista.
Lucas Pelisoli, da Troppo! Artesanal, também está bem otimista com o espaço conquistado na loja Industrial, onde apresenta sua linha de geleias e conservas 100% natural e com baixo teor de açúcar. “O varejo supermercadista é uma vitrine muito importante para os pequenos e médios produtores”, ressalta.