
Sopas, caldos e cremes – 12 receitas deliciosas para esquentar seu inverno
Sopa à mesa, com certeza. É a iguaria mais calorosa, no duplo sentido da palavra, para servir no inverno.

Fonte de calor e conforto, uma sopa é a pedida certeira para as noites de frio intenso da temporada. Na forma de caldo ou creme, não chega a ser uma janta, mas vale como entrada para aquecer o corpo até a chegada do prato principal. Já as versões mais encorpadas, balanceadas com carnes, leguminosas e vegetais, equivalem tanto ou mais em nutrientes do que uma refeição. Há outros bons motivos para incluí-las no cardápio noturno, ou mesmo no almoço.
Além de ajudar na hidratação do organismo, algo que muita gente costuma negligenciar no inverno, sopa é comida de uma panela só e ainda um prato leve, de fácil digestão, que favorece uma noite de sono de qualidade. Democrática, aceita no caldeirão praticamente tudo o que se tem na geladeira ou na despensa.
Pode ser preparada com arroz ou macarrão, frango, carne bovina, suína, camarão e fica divina com leguminosas. Ou seja, atende aos variados gostos da família. O ideal, porém, segundo a nutricionista Alessandra Paula Nunes, é o equilíbrio dos grupos de alimentos, combinando uma ou duas opções de carboidratos, vegetais distintos e uma fonte proteica.
Na seleção dos carboidratos, aposte naqueles com baixo índice glicêmico, como arroz integral, milho e batata-doce, por exemplo. Eles promovem a digestão lenta e liberam aos poucos o açúcar no sangue, evitando picos de insulina e, por isso, são ideais especialmente para quem tem alterações glicêmicas. Outra dica saudável é o emprego de temperos naturais em vez dos industrializados, que têm alto teor de sódio na composição.
SOPAS - TEOR CALÓRICO
Por si só, e ainda que seja suculento, um prato preparado com legumes e vegetais não vai fazer subir os ponteiros da balança. A não ser que a sopa seja incrementada com queijos, creme de leite ou bacon e acompanhada de pães e torradas. Aí, é outra história. Se, ao usar esses agentes um tanto calóricos, a ideia for reforçar o sabor da iguaria, quem vive em dieta pode usar especiarias como açafrão, ervas finas ou uma pimenta diferente. Ou, então, substituir o parmesão e croutons do acompanhamento por sementes de girassol, abóbora ou gergelim. Caso a proposta seja encorpar o caldo, que ficou ralo no final do preparo, a culinarista Arlete Pitta dá uma dica para substituir o requeijão ou creme de leite. “Retire um pouco do caldo e alguns pedaços de legumes, bata no liquidificador e retorne ao caldeirão, acrescentando uns minutinhos no fogo”, ensina.

LEGUMINOSAS EM ALTA
São os grãos, generosos em nutrientes, mas que nem sempre marcam presença regular na mesa, como é o caso da lentilha, geralmente consumida apenas nas festas de final de ano. Aproveitá-los no preparo de sopas é colher uma série de benefícios. “Os grãos nascem em vagens ricas em tecido fibroso com diferentes texturas e tamanhos e, por serem alimentos completos do ponto de vista nutricional, são ótimas fontes de proteínas vegetais, auxiliando na manutenção dos órgãos e sistemas vitais do corpo humano”, explica Danielle Toledo, nutricionista do Grupo Conexa.
Na lista das leguminosas estão o feijão – esse aí o mais famoso no prato do brasileiro – ervilha, grão-de-bico, milho e tremoço. De acordo com a nutricionista, esse grupo alimentar também ajuda na promoção da saciedade, fornece energia, colabora com o trânsito intestinal e ainda é repleto de vitaminas do complexo B, que contribuem para a concentração e combatem a ansiedade, estresse e fadiga. “Vale destacar que o consumo regular favorece a prevenção de doenças, como câncer, diabetes e obesidade”, completa.
Daniele lista abaixo as características e benefícios de alguns deles:
Feijão: 100 g do produto fresco, cozido em água, sem sal, contêm 5,7 g de proteína e 4,2 g de fibras. Ele, assim como todos os alimentos de origem vegetal, não contém colesterol, além de ser uma importante fonte de ferro, cobre e fósforo. Todos os tipos são igualmente nutritivos.
Soja: fornece 30 g de proteínas em 100 g, quantidade similar à encontrada em pequenos filés de carne de frango. Ela é utilizada para substituir carnes, mas, também, para produzir queijos, como o tofu. É rica em fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco.
Grão-de-bico: é rico em magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e vitamina A. Por ter essas propriedades, ajuda a regular o funcionamento do intestino, além de manter os níveis de glicose no sangue equilibrados. Pode ser consumido em saladas, sopas, caldos, pastas e demais preparos.
Lentilha: por ter uma grande quantidade de fibras solúveis, ajuda a diminuir o colesterol ruim. Possui potássio, cálcio e ferro, tornando-se uma importante fonte de fibras vegetais. Destaque para as isoflavonas, presentes na composição com propriedades antioxidantes.
Tremoço: embora pouco consumido pela população, tem um aporte calórico muito reduzido e um elevado teor de água, além de trazer em sua composição, em cada 100 g, 16 g de proteína e 5% de fibra. Ele não apresenta muita gordura (somente 2%) e fornece vitaminas e sais minerais.

12 receitas de sopas e caldos
SOPA GOULASH
Por Arthur Sauer, chef de cozinha

INGREDIENTES
- ½ xícara (chá) de óleo
- 300 g de músculo cortado em cubos pequenos
- 3 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 2 batatas cortadas em cubos
- ½ xícara (chá) de creme de leite
- 1 colher (sopa) de páprica
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- ½ litro de caldo de carne
- Sal e pimenta a gosto
- Salsa picada
- 1 folha de louro
PREPARO
Aqueça o óleo e doure a carne, acrescentando a cebola e a páprica. Polvilhe com a farinha de trigo e misture bem. Regue com o caldo de carne. Tempere com sal, pimenta, salsa, louro e alho. Adicione as batatas e cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Acrescente o creme de leite, ferva por mais 2 minutos e sirva.
SOPA DE CANJICA MEXICANA (POZOLE)
Por Ana Maria Tomazoni, da Escola Sabor & Saber Gastronomia

INGREDIENTES
- 250 g de milho branco (canjica)
- 150 g de lombo de porco dessalgado
- 300 g de costelinha de porco dessalgada
- 150 g de carne-seca ou coxão duro em cubos e dessalgado
- 200 g de linguiça calabresa defumada
- 3 colheres (sopa) de salsa e cebolinha para decorar
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 2 folhas de louro
- Sal, orégano, noz-moscada e pimenta a gosto
- 1 amarrado de ervas
- 1 tomate grande picado, sem sementes
- 1 litro de caldo de carne ou de legumes (caseiro)
- Limões cortados para decorar
PREPARO
Deixe os grãos de milho branco de molho por 12 horas. Em uma panela grande, refogue o alho no azeite até dourar e junte a cebola, o tomate e os temperos (louro, orégano, pimenta e ervas). Acrescente as carnes, mexa bem e adicione a canjica e o caldo. Deixe ferver até o grão ficar macio. Prove o sal e os temperos e finalize com cebolinha e salsa picada. Sirva bem quente a sopa, que deve ser acompanhada de limão espremido na hora de servir no prato.
SOPA-CREME DE QUEIJOS
Por Melchior Neto, do restaurante Gema

INGREDIENTES
- 4 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) manteiga
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 colher (café) de sal
- 1 pitada de noz-moscada
- 50 g de parmesão
- 50 g de gorgonzola
- 100 g de muçarela ralada
- 4 colheres (sopa) de requeijão
PREPARO
Numa panela, derreta a manteiga com o azeite e a farinha de trigo, misturando até que vire uma pasta amarela. Junte o leite e o vinho, mexendo sempre até virar um creme. Tempere com a noz-moscada e o sal, acrescente os queijos ao creme e misture bem até ficar homogêneo.
CREME DE MANDIOQUINHA COM CAMARÃO
Por George Nascimento, chef de cozinha do restaurante Farra na Villa

INGREDIENTES
- 500 g de camarão limpo e temperado com sal e pimenta a gosto
- 600 g de mandioquinha cozida e bem amassada
- ½ cebola grande cortada em cubos
- 2 tomates médios cortados em cubos
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 colher (sopa) de coentro ou salsinha bem picadinha
- 1 colher (sopa) de cebolinha cortada fininha
- 1 colher (sobremesa) de azeite de dendê (opcional)
- 200 ml de leite de coco
- 500 ml de água
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta
PREPARO
Aqueça o azeite numa panela e frite a cebola, o alho e o tomate para adicionar os camarões. Assim que mudarem de cor, acrescente o leite de coco, misture bem e coloque a mandioquinha e a água, mexendo até ficar homogêneo. Adicione o azeite de dendê e o coentro ou salsinha, deixe apurar por uns 2 minutos e finalize com a cebolinha.
VEJA TAMBÉM - Vinhos parceiros de pratos quentes

VELLUTATA DE FUNGHI SECCHI E SHIMEJI
Por Naroa Nadales, sócia da Piadina Tree

INGREDIENTES
- 250 ml de água
- 10 g de funghi secchi
- 200 g de shimeji branco e preto
- 1 colher (sopa) de azeite
- 400 g de cebola picada em cubos
- Sal a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 copo de vinho branco
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha
- 750 ml de caldo de legumes
PREPARO
Aqueça a água, mergulhe o funghi e deixe em repouso por 30 minutos. Retire e reserve a água. Esquente o azeite numa panela, acrescente a cebola e o sal e deixe cozinhar até dourar. Junte o alho picado e acrescente o shimeji e o funghi hidratado e refogue por 5 minutos. Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar para acrescentar a água reservada do funghi. Deixe em fogo baixo. Na frigideira, coloque a manteiga e a farinha e mexa sem parar até formar uma massinha lisa. Junte à panela dos cogumelos e acrescente o caldo de legumes, cozinhando por 10 a 15 minutos. Bata tudo no processador até obter uma textura bem lisinha. Sirva bem quente com uma torradinha e parmesão ralado.
CALDO VERDE
Por Maurício Sá, do Dona Firmina Pizzaria

INGREDIENTES
- 8 batatas grandes
- 1 cebola grande
- 1 pacote de paio
- 2 maços de couve
- Sal e azeite a gosto
PREPARO
Coloque 3 litros de água na panela de pressão e junte as batatas e a cebola. Deixe cozinhar bem e bata no liquidificador. Volte o caldo para a panela e deixe apurar, adicionando o sal e o azeite a gosto. Tire a pele do paio, cozinhe à parte e corte em rodelas, adicionando ao caldo com a couve fatiada.
CREME DE ABÓBORA ASSADA COM GORGONZOLA
Por Giovanna Grossi, chef de cozinha da Animus

INGREDIENTES
- 1 abóbora cabotiã
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 100 ml de azeite
- 300 g de creme de leite
- 150 g de manteiga em temperatura ambiente
- Gorgonzola a gosto para finalizar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Tomilho e alecrim a gosto
PREPARO
Corte a abóbora e envolva no papel-alumínio com sal, pimenta, azeite, alecrim e tomilho. Leve ao forno (180 ºC) e asse por 45 minutos. Tire o papel-alumínio e asse por mais 20 minutos. Refogue a cebola e o alho na frigideira com um pouco de azeite. Bata no mixer a abóbora junto com a cebola e o alho até ficar uma mistura lisa. Coloque numa panela, adicione o creme de leite e a manteiga e misture bem, finalizando com gorgonzola por cima.
CREME DE MANDIOQUINHA COM BACON E CRISPY DE COUVE
Por Giovanna Grossi

INGREDIENTES
- 1 kg de mandioquinha
- 200 g de manteiga
- Sal a gosto
- 1,2 litro de água ou caldo de legumes caseiro
- 200 g de bacon cortado em cubos pequenos
- ½ maço de couve-manteiga
PREPARO
Descasque a mandioquinha e cozinhe na água até ficar bem macia. Retire e reserve o líquido do cozimento. Em um liquidificador, bata a mandioquinha quente com a manteiga e adicione a água reservada aos poucos até atingir a consistência desejada. Acerte o sal e bata novamente. Coloque o bacon em uma frigideira ainda fria e leve ao fogo baixo. Deixe fritar até ficar crocante e dourado. Seque em papel-toalha e reserve. Pique as folhas de couve em tirinhas bem finas e frite ligeiramente para não amargar. Seque no papel-toalha e reserve.
MONTAGEM
Coloque a sopa de mandioquinha em prato fundo, distribua o bacon crocante e o crispy de couve. Se desejar, pode finalizar com um fio de azeite e flor de sal.
MINESTRONE
Por Piselli Jardins

INGREDIENTES
- Pimenta-preta moída a gosto
- 20 g de berinjela picada em cubos
- 20 g de abobrinha picada em cubos
- 10 g de cenoura picada em cubos
- 10 g de ervilha em grãos
- 10 g de azeite extravirgem
- 20 g de batata cozida picada
- 10 g de salsão picado
- 200 ml de caldo brodo
PREPARO
Refogue todos os legumes no azeite, junte o caldo brodo e deixe cozinhar por 15 minutos. Tempere com sal e pimenta.
SOPA DE CEBOLA
Por Alain Poletto, chef do Bistrot de Paris

INGREDIENTES
- 4 cebolas cortadas em tiras
- 1 litro de caldo de frango
- 50 g de manteiga
- 30 g de farinha de trigo
- 3 discos de massa folhada
- Sal e pimenta a gosto
- 1 ovo
- 100 g de baguete para croutons
- 60 g de queijo gruyère ralado
PREPARO
Refogue as cebolas junto com a manteiga em fogo baixo até dourar. Adicione a farinha e cozinhe por mais alguns minutos para acrescentar o caldo do frango. Tempere com sal e pimenta e deixe no fogo baixo por 20 minutos. Divida a sopa em três sopeiras pequenas, cubra com a massa folhada e pincele com o ovo batido. Leve ao forno (200 ºC) e sirva com croutons e gruyère ralado.
INGREDIENTES DO CALDO
- 2 carcaças de frango
- 100 g de cenoura
- 100 g de cebola
- 1 talo de alho-poró
- 50 g de salsão
- 1 raminho de tomilho
- 2 folhas de louro
- Talos de salsinha
PREPARO DO CALDO
Coloque tudo em uma panela, cubra com água e deixe ferver durante uma hora. Peneire para obter o caldo puro.
SOPA DE LEGUMES
Por Marcelo Faria, chef de cozinha

INGREDIENTES
- 3 alhos-porós cortados em fatias finas
- 3 cenouras picadas em cubinhos pequenos
- 2 talos de salsão cortados em cubinhos pequenos
- 1 pimentão-verde picadinho
- 500 g de minibatatas lavadas, com casca e cortadas ao meio
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 250 g de vagens cortadas em 3 pedaços
- 250 g de ervilhas
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 colher (sopa) de vinagre banco
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
- 4 torradas para acompanhar
PREPARO
Numa panela com água, reúna o alho-poró, a cenoura, o salsão, o pimentão e a batata, acrescente o sal e a pimenta e deixe levantar fervura para adicionar o azeite. Diminua o fogo, tampe parcialmente e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que a batata e a cenoura estejam macias. Adicione as vagens e as ervilhas e cozinhe por 5 minutos, deixando um caldo grosso. Coloque a salsinha, corrija o sal e a pimenta e acrescente o vinagre.
INGREDIENTES DO MOLHO
1 pimentão vermelho picado
2 tomates maduros picados
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de migalhas de pão
2 colheres (sopa) de amêndoas tostadas
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadas
2 colheres (sopa) de vinagre branco
100 ml de azeite
PREPARO DO MOLHO
Coloque o pimentão e o tomate no processador, acrescente as migalhas de pão, o sal, o alho, a pimenta, as amêndoas, o vinagre e o azeite. Bata bem até resultar num molho grosso e brilhante. Sirva a sopa em cumbucas, acompanhada do molho servido à parte e as torradas.
SOPA DE MILHO
Por Marcelo Faria

INGREDIENTES
- 500 g de milho-verde
- 250 g de creme de leite light
- 300 ml de leite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca moída
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 tomate maduro sem pele e sementes cortado em cubos pequenos
- 8 folhas de manjericão
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picada
- 1 limão cortado em 4
- Molho de pimenta
PREPARO
Numa panela com a água, coloque o milho e aqueça até levantar fervura. Diminua o fogo e cozinhe por 10 minutos, até que fique macio e o líquido engrosse. Retire 2 colheres (sopa) de milho e reserve. Bata o restante no liquidificador, junte o creme de leite e o leite, a pimenta-do-reino e o sal. Volte ao fogo e aqueça até ferver. Acrescente o milho reservado, os cubos de tomate e a pimenta dedo-de-moça. Em cumbucas individuais, coloque umas duas folhas de manjericão e sirva a sopa com o limão espremido e o molho de pimenta.
